21/08/2014

Psicogeriatria: porque cuidar é preciso.


A Psicogeriatria é uma subespecialidade da Psiquiatria que aborda a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de transtornos mentais em idosos. Os idosos têm diferentes necessidades físicas, emocionais e sociais. Desse modo, o Psicogeriatra oferece auxílio àqueles que vêm apresentando alterações comportamentais e funcionais.
Os cuidados relacionados à saúde mental dos idosos evoluíram rapidamente nas últimas 2 décadas, de tal modo que a prática da Psicogeriatria se tornou relevante em âmbito internacional.
 Em uma abordagem multiprofissional e multidisciplinar, enfatiza-se a avaliação do paciente como um todo. Isso inclui a abordagem dos seguintes aspectos:

·         Características clínicas específicas relacionadas à idade

·         Presença de comorbidades

·         Uso criterioso de psicofármacos e interações medicamentosas

·         Escalas de avaliação de cognição e funcionalidade

·         Liberdade quanto ao setting (com atendimentos no consultório, no lar, no hospital ou no residencial geriátrico, conforme a necessidade do idoso)

·         Contexto familiar, cultural e sócio-econômico

·         Vínculos afetivos

·         Novas abordagens psicoterápicas

·         Aspectos legais

 A percepção do idoso como pessoa dentro de um contexto sociocultural, a capacidade de avaliar sua interação com seu meio e o intenso intercâmbio afetivo que se estabelece são fundamentais. Isso torna a Psicogeriatria um campo de trabalho fascinante e desafiador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário